O alimento integral é aquele inteiro, com todas as suas partes - fibras, farelos e polpas -, mais próximo de sua origem natural. É mais perecível, sim, mas muito mais nutritivo e contem energia vital. O processo de refino foi criado para aumentar a durabilidade deles nas prateleiras dos supermercados, mas uma vez, para a indústria ganhar mais. Só que nesse processo, muitos nutrientes são perdidos. Depois do refino, a indústria até pode acrescentar ferro, vitaminas e sais minerais sintetizados, mas isso não traz de volta o que foi retirado. Pior ainda, é que essas substâncias não saõ absorvidas pelo nosso organiso como seriam se fossem naturais. Então o ideal, é escolhermos alimentos na forma em que são oferecidos pela natureza. Ou seja, frutas, verduras, vegetais, no lugar de sucos concentrados e pílulas de vitaminas cheias de corantes. Este seria o céu. Mas vamos lá...
Várias pessoas me perguntam porque sempre recomendo o arroz integral ao invés do branco. Simplesmente porque não só o arroz, mas qualquer alimento integral é infinitamente melhor que o refinado.
O arroz integral nada mais é do que o grão de arroz com a camada do farelo preservada, uma das partes mais ricas em micronutrientes. Apresentando uma quantidade maior de fibras, vitaminas do complexo B e minerais (ferro e zinco).
Em calorias, tanto o refinado quanto o integral, tem quase a mesma quantidade. Então essa não é a questão, mas sim, pela densidade nutritiva que o integral fornece, que é o meu escolhido. A comparação entre o arroz integral e o branco demonstra muito bem a veracidade dessa informação. Entretanto, para metabolizar o amido presente no arroz, o corpo precisa de vitaminas e minerais que já estão presentes no grão de arroz integral. Já para o caso do arroz branco, será necessário recrutar vitaminas e minerais de nossas reservas, e se a pessoa não tem lá uma alimentação saudável, já sai perdendo.
Outro ponto super importante que ajuda no combate ao excesso de peso, é que por conter mais fibras, o arroz integral provoca maior saciedade rapidamente e faz com que seja necessário menos quantidade. Isso por si só, já deveria fazer com que mais pessoas aderissem ao consumo desse grão inteiro maravilhoso.
Pra ser bem sincera, eu já não como arroz branco há décadas, não acho graça. Até arroz doce, eu faço com o cateto integral e sushi, a mesma coisa. E fica deliciooosoooo!
Comecei lá, logo que entrei na faculdade de nutrição (isso tem uns 30 anos) e até hoje, pouquíssimas vezes acabei comendo o branco. Só quando somos convidados a ir em algum jantar e não tem outra alternativa. Rezo para que mais e mais pessoas aprendam a real necessidade de mudarem seus padrões alimentares. E também é preciso haver esclarecimento junto à população, quanto a importância para a saúde, de alimentos sem aditivos químicos.
Eu só utilizo o arroz integral da Volkmann. Até tenho alguns poucos quilos do arbóreo integral da Ruzene (herança de minha empresa), para o caso de preparar um risoto, mas estes acabando, passarei a comprar somente o Volkmann, porque além de ser orgânico, é biodinâmico, uma agricultura alternativa, antes mesmo que a orgânica. Um fator que diferencia as duas agriculturas são os preparados. Essas fórmulas são feitas com, entre outros ingredientes, esterco de gado, cristal de quartzo, e plantas como camomila, urtiga e carvalho, materiais usados de maneira homeopática. É empregada uma quantidade bem pequena, tanto para a adubação do solo quanto na maturação das plantas.
Também são utilizados os ritmos astronômicos. Para isso, é adotado um calendário astronômico-agrícola baseado, principalmente, nas fases da lua. Esses períodos influenciam a produtividade, determinando os momentos adequados de plantio e colheita.
É ou não é o máximo todo esse cuidado?
Veja bem, estou falando dos benefícios desse alimento, mas não é porque ele é maravilhoso que precisamos consumi-lo diariamente. Varie sempre sua alimentação. Existem outros grãos como a quinoa e o amaranto, por exemplo. Esses dias fiz a quinoa refogada, é bem simples. Se você quiser aprender como se faz, deixe seus comentários aqui embaixo que terei o maior prazer em te ensinar.
Para quem ainda desconhece o que significa orgânico: do grego organikós, pelo latim organicu. Adj. 1. Relativo à órgão, organização ou a seres organizados 2. Relativo a, o próprio do organismo 3. Arraigado profundamente 4. Que ataca os órgãos 5. Pertinente ou próprio dos compostos de carbono. Fonte: Dicionário Aurélio.
Beijo da Nutri e até a próxima!