A protagonista da receita é a Berinjela, que muitos amam, mas tem pessoas que não odeiam, apenas não descobriram como preparar de modo que fique apetitosa e que seja prática, fácil de fazer. Eu mesma fui apresentada à ela, imersa em óleo, frita, era comum nos restaurantes de empresas a clássica berinjela à milaneza.
Uma receita árabe, que além de deliciosa é super nutritiva!
Pode ser utilizada em sanduíches, como molho para saladas, antepasto com crackers de sementes...infinitas possibilidades, inclusive, me ocorreu agora que ela pode ficar uma delícia, sendo parte de uma torta fria ou recheio de algum lanche de forno, como tortinhas, uhmmm, já vou anotar essa ideia para experimentar!
Eu costumo fazer babaganuche ou caponata, esta última bem temperada com cebola, alho, pimentão, tomate, passas de uva, castanhas e azeite, fica uma delícia (o segredo está em deixar pegar o sabor dos temperos, por isso, deixe de um dia para o outro na geladeira), mas também já fiz uma salada que fica bem parecida com a caponata. Vale incrementar colocando sua criatividade.
A Lasanha preparada com fatias de berinjela, possui aproximadamente 2x menos gorduras e 4x menos sal que uma lasanha 4 queijos industrializada. Além disso, não contém glúten. É um pouco trabalhosa, mas fica genial.
Ela serve de esponja para as gorduras, por isso auxilia na redução do colesterol ruim e além disso, fornece vitaminas e minerais que listei aqui abaixo com as respectivas ações para nossa saúde, nutrientes agindo em sinergia:
1- Vitamina C: suporte para o sistema imunológico;
2- Vitamina K: importante para a coagulação do sangue;
3- Vitamina B3: participa do metabolismo do organismo;
4- Vitamina B5: auxilia na redução dos sintomas da TPM;
5- Vitamina B6: protege o coração;
6- Vitamina B9: importante para a função cerebral;
7- Magnésio: contribui para a saúde óssea;
8- Cobre: ação antioxidante
9- Manganês: favorece a formação de tecido conectivo e cartilagens;
10- Potássio: participa da contração dos músculos;
11- Fibras: essencial para o funcionamento do intestino.
INGREDIENTES:
3 berinjelas grandes
2 colheres de sopa de tahine
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sumo de 1 limão
1 dente de alho pequeno - eu adoro com alho, mas não estou podendo consumir nesse momento, fiz metade da receita com e a outra sem, assim dá tudo certo aqui em casa :))
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
PREPARO:
Lave 3 berinjelas. Ainda fechadas, fure-as com um garfo em várias partes e leve-as ao forno pré aquecido 180 graus para darem uma murchada.
Quando estiverem murchas, corte horizontalmente, e retire a polpa com uma colher.
Leve essa polpa a um processador ou liquidificador com 2 colheres de sopa de pasta de gergelim(tahine), caldo de 1 limão, um dente de alho, azeite de oliva a gosto, sal temperado para legumes ou sal integral e pimenta do reino e sirva sobre saladas ou com cracker de Sementes. Sirva com folhas de manjericão e sementes de gergelim tostadas.
Fica divino!!
Um beijo e até a próxima!