WhatsApp
WhatsApp

Blog

COMO MANTER A DIETA NO FINAL DE SEMANA?

WhatsApp Image 2021-07-30 at 17.11.51

O processo de emagrecimento envolve uma série de fatores, como mudanças metabólicas e hormonais em nosso organismo, e com essas adaptações, os indivíduos que querem perder peso se deparam com dificuldades em engrenar num programa de reeducação alimentar, objetivando o emagrecimento.

Aproximadamente, apenas 20% dos indivíduos conseguem manter a redução de peso ao longo de 5 anos, boa parte das pessoas recuperam mais de 75% do peso que haviam perdido. É um processo que se não for bem feito ou se não houver adesão à estas mudanças na alimentação, a pessoa volta ao peso anterior.

Uma das causas da recuperação de peso, é que diversas pessoas ainda pensam que final de semana é sinônimo de liberdade alimentar, que podem cometer alguns deslizes alimentares, manter alguns dos hábitos que vinham tendo e tudo bem, que dieta é de segunda à sexta-feira somente. Uma mudança de padrão alimentar só é válida, quando mesmo que no final de semana a gente se libere um pouquinho nas quantidades de porções da dieta proposta, as escolhas sejam melhores. Em outras palavras, se você comia churrasco todo final de semana, e comia maior quantidade de carnes, maionese de batata, bebia refrigerante ou cerveja, você precisa modificar um pouco, melhorar a qualidade dessa refeição, se não quiser continuar a encarar a balança como inimiga.

Uma versão bem melhor desse churras, seria: antes de mais nada, começar a refeição com uma boa salada, ela irá "forrar" um pouco o estômago, irá trazer maior saciedade já antes de ir para o prato principal. E não precisa ser só carnes, você pode levar para a brasa: brócolis, abobrinha italiana e berinjela, assados, ficam uma delícia e depois é só servir com um bom azeite de oliva, sal temperado e se preferir, alho esmagado.

Também recomendo um carboidrato do tipo raiz, como a batata doce pré-cozida e depois finalizada na brasa e/ou aipim cozido, e na hora de consumir, experimente comer um pedaço com uma pitada funcional de sal temperado para legumes (tem receita aqui no feed de meu Instagram @luoliveiranutricionista) e fio de azeite. Posso dizer com todas as letras, porque quando participo de algum churrasco, sempre levo essas alternativas e todo mundo acaba experimentando e adorando, mas fica mesmo sensacional. É só não abusar, e seguir suas quantidades do plano alimentar e pronto.
Outro truque da Nutri: definitivamente, corte os embutidos. Como o nome já diz, cada espaço dentro daquela tripa é preenchido, e para não ser "empanzinante", a idústria adiciona, além dos aditivos, corantes e realçadores de sabor, a gordura para "descer" melhor. Não incentivo a contagem de calorias, mas para ter uma ideia, 1g de gordura, fornece 9 calorias e convenhamos, não é uma gordura de boa qualidade. Mil vezes essa quantidade de fontes como a do azeite de oliva, por exemplo.

Um outro truque, é aplicar o jejum intermitente, com o objetivo de reduzir gordura corporal. Já é mais do que comprovado seus benefícios e quando aplicado corretamente, ele pode ser utilizado como estratégia cetogênica para a redução da gordura corporal.

Se exagerou no final de semana, não pense em compensar com jejum, pense em não exagerar, mas por ter comido um pouco a mais, experimente o jejum prolongado, porque ele irá te trazer para o nível de saciedade anterior ao final de semana que você exagerou, porque um de seus benefícios é que diminui o apetite.

Agora vá programar seu final de semana e não esqueça de dar uma caminhada no sábado e no domingo e tenha resultados extraordinários na segunda-feira, continuando firme em seu propósito de evoluir em sua saúde para melhor!

Bom final de semana!


    Compartilhe essa informação :)