WhatsApp
WhatsApp

Blog

CÚRCUMA LONGA É BOM PARA SAÚDE?

images (8)

É sim, é sensacional!
A aplicação da planta com finalidade medicinal é antiga e ocorria junto a rituais e orações. É uma planta originária da Índia e do sudeste da Ásia. Subsequentemente se difundiu pela América e em algumas regiões da Europa e nos anos 80 foi introduzida aqui no Brasil.
Se desenvolve super bem em solo úmido e argiloso. É utilizada há mais de 6.000 anos pela medicina Ayurveda, sendo prescrita na prevenção e controle de desordens físicas incluindo: resfriado, comprometimento de vias aéreas, sinusite, infecções bacterianas,
alterações hepáticas, diabetes, feridas, reumatismo, anorexia. Tem ação antidiarreica, diurética, antiescorbútica, antiespasmódica, hepatoprotetora, anti-HIV, antiparasitário, inibidor da carcinogênese, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antifúngica e antitumoral, além de suas propriedades anticonvulsivantes, é antiartrítico, reduz do nível de colesterol, é sedativa e é TOP no quesito IMUNIDADE: ação no sistema imune, pois é antioxidante.
.

Utiliza-se raízes/rizomas que são empregados como corante alimentício, tempero ou condimento alimentar.
Seus constituintes químicos incluem o óleo essencial, sendo rico em sesquiterpenos oxigenados, responsáveis pela característica aromática e picante. Compostos de curcuminóides (curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina), responsáveis pela pigmentação dos rizomas (pigmento fenólico de cor amarelo avermelhado), tendo a curcumina como principal substância ativa (60 a 76%), além de outros constituintes: carbinol, resina, amido, polissacarídeos (A, B, C e D), sais de potássio, dentre outros.
Apresenta alta estabilidade em diferentes pH, principalmente em pH ácido do estômago.
Mas o que mais me atrai é sua potente ação anti-inflamatória que por si só já nos auxilia em tudo o que envolve inflamação e suas consequências.
Eu utilizo diariamente, minhas mãos chegam a ser levemente amareladas,  e senti muito a diferença quando passei a utilizá-la como estratégia na redução da dor na minha autoimune.
Quer saber como utilizá-la em sua rotina?

Qual a melhor forma de consumir a cúrcuma?

De várias formas. Pode ser feita em farmácia magistral (farmácia de manipulação) a cúrcuma longa padronizada em 95% de curcuminóides, pois assim será melhor absorvida e desta forma utilizar nos shots matinais, no cozimento do arroz integral, na massa da panqueca, no golden milk, nos molhos de tomate, nas saladas, em quase todas as preparações. Também podemos fazer um chá com a raiz da cúrcuma, cortando-a em rodelas finas, cerca de 2 colheres de sopa para 300ml de água e levar ao fogo para fazer uma decocção (ferver) por 15 minutos tampada. Depois aguardar mais 10 minutos para consumo.

  


    Compartilhe essa informação :)