WhatsApp
WhatsApp

Blog

DIETA LOW FODMAP NA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Cópia de PACK CANVA - FEED 2

Ontem falei um pouco sobre a SII, uma doença que afeta aproximadamente 15% da população. Agora vou falar como deve ser a alimentação no tratamento. Muito se fala da dieta low FODMAP, a nova queridinha desses pacientes, vamos conhecer mais um pouco? 

FODMAP é uma sigla para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Poliois Fermentáveis, que são os carboidratos fermentativos, como por exemplo, frutanos, galactose, lactose, frutose e álcoois de açúcar, presentes na nossa a
Essa dieta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, e agora é a mais indicada para pacientes com Síndrome do Intestino Irritável, porque uma dieta com baixo teor desses carboidratos de cadeia curta fermentativos proporciona melhora dos sintomas da SII.
Ressalto que é uma estratégia para ser utilizada num curto período de tempo de 2 a no máximo 8 semanas e depois é reintroduzir, aos poucos, os alimentos evitados pois pode levar à uma diminuição da diversidade de bactérias no intestino, por ser uma dieta pobre em fibras, e isso não é interessante.

Vamos entender um pouco melhor: esses carboidratos são de difícil absorção pelo organismo, pois eles têm baixo peso molecular e provocam o aumento, por osmose, de água no intestino delgado, dificultando sua absorção. Ao chegar no cólon, eles são prontamente fermentados, aumentando a quantidade de gás, e as fibras também são fermentadas pelas bactérias no intestino grosso.
Dessa forma, quando diminuímos esses alimentos da dieta, diminui a produção de metabólitos bacterianos que causam todo esse desconforto.

É importante reforçar que cada paciente é único, por mais que a microbiota na SII tenha um padrão, é variável de acordo com cada pessoa, então nem sempre é necessário retirar todos os alimentos com FODMAP em todos os casos. Para alguns pode ser necessário retirar o leite, já para outro pode ser os grãos, outro ainda pode ser intolerante aos dois, então se faz necessário que o profissional nutricionista tenha essa experiência, faça essa leitura e tenha sensibilidade para não causar ainda mais estresse com tantas restrições que podem ser desnecessárias.

O protocolo consiste em excluir os carboidratos fermentáveis que se encontram em grande quantidade de alimentos e que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado, produzindo gases e os sintomas comuns na SII - Síndrome do Intestino Irritável (volte um post e leia sobre essa doença).

É interessante pensar que cada vez mais vemos pessoas com SII ou intolerâncias alimentares, o que era difícil de encontrar anteriormente, quando se comia mais comida de verdade e não tínhamos tanto estresse em nossas vidas. Não existe uma única explicação, mas podemos pensar em alguns pontos da vida moderna como estresse, falta de tempo e excesso de pressão como alguns dos causadores. Tudo o que nos desconecta de nosso corpo e acabamos nos deixando de lado, negligenciando nossa saúde, fazendo péssimas escolhas alimentares, passando por cima das necessidades fisiológicas, como pular refeições, comer sem fome, usando a alimentação para preencher vazios internos que deveriam ser trabalhados.
Na prática, nem todos os pacientes com SII precisam retirar todos os alimentos por um determinado período de tempo (em torno de 60 dias), alguns carboidratos deverão ser retirados completamente da alimentação, outros consumidos em pequenas quantidades, enquanto outros estão liberados para o consumo.
Após o tempo de restrição, é iniciado o processo de reintrodução de alimentos no plano, pouco a pouco, fazendo a observação e avaliação dos sintomas conforme indicação do nutricionista.
Ela é muito aplicada em pessoas com SII (síndrome do intestino irritável).


Pra você ter uma ideia, abaixo listo um exemplo da lista de frutas e verduras permitidas, para consumir com moderação e as que devem ser eliminadas durante o tratamento: 

Frutas Low Fodmap 

 E abaixo o restante dos grupos de alimentos:

Vegetais FODMAP

 

Mais abaixo compartilho das outras listas de alimentos.

Reforço que quem apresentar os sintomes de SII deve procurar ajuda de um médico integrativo ou um nutricionista funcional ou que saiba tratar essa condição.

Deixe suas dúvidas aqui abaixo, para que eu possa te ajudar.

Um beijo da Nutri!

 


  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.36.52
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.36.24
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.35.50
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.35.09
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.32.47
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.22.48
  • Captura de Tela 2021-09-06 às 20.21.58
Compartilhe essa informação :)