WhatsApp
WhatsApp

Blog

ÍNDICE GLICÊMICO X CARGA GLICÊMICA DOS ALIMENTOS

painel-adesivo-melancia-watermelon-fruta-comercio-lindo-hd-adesivo-painel-comida

Ter uma alimentação rica em carboidratos do tipo arroz branco, pão refinado, batata inglesa, massas refinadas, biscoitos, doces, refrigerantes, é um risco para nossa saúde se não forem bem administrados.

A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas, que controla os níveis do açúcar no sangue. Toda vez que consumimos pães, bolos, massas refinadas ou sobremesas, sobe o nível de açúcar no sangue e o pâncreas logo secreta a insulina para normalizar. Muitas vezes, apesar de a glicose estar num nível satisfatório, a taxa de insulina é alta. A explicação é simples: para manter os níveis de glicose normais, o organismo precisa secretar quantidades aumentadas de insulina. Uma compensação que acaba se esgotando, levando a um aumento tanto da insulina quanto da glicose. É quando aparece o pré-diabetes ou o diabetes.

Nem pense em utilizar adoçantes artificiais, pois eles, assim como o açúcar, ativam receptores do açúcar lá na superfície de nossas células, fazendo com que tenhamos mais vontade de consumir doces, carboidratos, só não terão as calorias, mas não vale à pena. O caminho é fazer melhores escolhas e combinações na hora de ingerir esses alimentos ricos em açúcar, melhorar a qualidade do tipo de doce, e mesmo assim, se você está consumindo açúcar em excesso, diariamente, está na hora de dar um basta porque já virou hábito e você está correndo risco real de desenvolver doenças.

Índice Glicêmico: as fibras farão com que a velocidade de absorção dessa glicose, seja gradual, mais lenta. Essa é uma das estratégias que utilizo. É um dos fatores de planejamento nutricional, pois o índice glicêmico é um valor atribuído a cada alimento com base na quantidade de carboidrato que possui e também na velocidade com que esse carboidrato aumenta os níveis de glicose no sangue após sua ingestão.

Carga Glicêmica: não mede a velocidade em que um carboidrato se transforma em açúcar, mas indica a qualidade e a quantidade de carboidratos ingeridas por refeição. Por exemplo: melancia é uma fruta que tem alto índice glicêmico, mas se respeitarmos um tamanho de porção sem exageros, a carga é baixa.

Abaixo disponibilizo uma tabela para consulta.

 

 

 

 


  • tabela IG
Compartilhe essa informação :)