Hoje fiz um purê de Inhame, que compartilhei nos stories do instagram (se você ainda não me segue, clica AQUI), que ficou uma delícia. Mas o que há por trás do Inhame, que as mulheres estão começando a se antenar?
Hoje vou desvendar esse segredo! Mas antes, vamos saber de onde ele vem e seus nutrientes. Muito popular no Norte e Nordeste, o Inhame, é um tubérculo ainda tímido nas outras regiões do País. É um alimento polivalente principalmente para as mulheres, para garantir a saúde e o bem-estar. É fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e C, cálcio, ferro, combate os radicais livres e reforça as defesas do organismo.
Recomendo, por ele ter menor índice glicêmico do que a batata inglesa, por exemplo, mas principalmente, porque conter um fito-hormônio, a diosgenina (semelhante ao hormônio feminino progesterona), que em nosso organismo é transformado na substância DHEA. que também é produzida pelo corpo e é responsável pela síntese de diversos hormônios femininos. Dentre eles, está o GH, hormônio do crescimento, que é capaz de estimular a queima de gordura abdominal e o ganho de massa muscular.
Ele é o querido, na Saúde da Mulher também por aliviar sintomas de TPM, como as cólicas e irritação, e da Menopausa, como calorões, secura vaginal e insônia, porque equilibra os níveis do hormônio feminino, progesterona.
Por si só ele não é milagroso, é necessário estar com a alimentação super equilibrada, porque não fazemos hormônios sem matéria prima, vitaminas e minerais. Nutrientes, caem, hormônios caem, libido cai.
O QUE ELE FAZ?
Mas ele é muito calórico? Não acho, pois 100g fornece 116 calorias, pouca coisa a mais, do que a batata inglesa, mas tem menor IG (índice glicêmico), portanto, vai para a listinha de alimentos com IG reduzido. Veja bem, não é para consumir à vontade. Incluindo 3-4 colheres de sopa, umas 4-5x por semana, já é o suficiente. Então para isso ser possível, sem aumentar a ingesta calórica, substitua o arroz, batata e massa, por ele, além disso, dá para criar shakes, pãozinho de inhame e em forma de purê, como o que fiz hoje, Anote e faça.
INGREDIENTES:
PREPARO:
Cozinhe e descasque o inhame, leve a um processador de alimentos com o restante dos ingredientes. Bata até desmanchar bem e ficar cremoso.
Espero que goste, eu adorei.
Agora, outra alternativa, é o Pão de Queijo de Inhame:
INGREDIENTES:
3 inhames (cerca de 350 g)
½ xícara (chá) de polvilho azedo (75g)
½ xícara (chá) de polvilho doce (75g)
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal (6g)
½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado (56g)
E eu ainda usei 50g de provolone ralado, orégano, alecrim, cúrcuma, sementes degirassol e de abóbora, e sementinha de chia, para enriquecer com fibras.
#truquedanutri: acrescente sementes de girassol, gergelim, de linhaça triturada e chia. Ele ficará mais rico em fibras. Também fica ótimo com orágano e alecrim. Para congelar, leve a assadeira com as bolinhas moldadas cruas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco, retire bem o ar para não ressecarem. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno. Validade - 3 meses.
PREPARO:
1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
2. Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios.
3. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos - a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.
4. Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um - os pães inflam no forno. Leve para assar por 35 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir. Rende 24 unidades, aproximadamente.
Alternativa 3, é fazer um leite vegetal para o preparo de um shake:
Descasque e deixe de molho por 5h. Após esse tempo, troque a água, agora pela água fervente, por 5 minutinhos e pronto. Você pode liquidificar com açaí liofilizado, com frutas vermelhas, com uma dose de whey e fica muito gostoso. Pode acrescentar chocolate em barra 70% cacau, derretido, adoçar e fica uma ganache. Se precisar adoçar, triture tâmaras ou utilize açúcar de coco.
Se você gostou desse conteúdo, tem dúvidas, deixe seu comentário. Compartilhe!
Beijo da Nutri