Esta tem sido a pergunta mais frequente em minhas redes sociais, junto com "Lu, o que faço para controlar essa ansiedade?".
Bem, nesse atual conjuntura de pandemia, está cada vez mais difícil. Eu só espero que a maioria das pessoas não deixem para depois, por que não sabemos quando tudo isso vai acabar. Meu receio é que um número crescente de pessoas adoeçam, por terem abandonado a atividade física, pelo crescente estado de estresse, pela ansiedade, pois muitas pessoas ficaram sem trabalho, outras tiveram redução no salário, e esses cuidados, infelizemtne estão sendo negligenciados por várias pessoas.
Bem se você não quer entrar nessas estatísticas, aqui vão algumas recomendações para você começar a se cuidar mais.
Fuja das dietas restritivas, radicais - além de darem trabalho, podem prejudicar sua saúde e, cá entre nós, ninguém consegue segui-las por muito tempo. Por isso, a dieta dos pontos, a de beverly hills, a das sopas, a do Dr. Atkins, não são recomendadas. E mesmo as que eu recomendo em ciclos, como a cetogênica, é por um período curto.
Eliminar carboidratos, gorduras ou proteínas completamente do cardápio está longe de ser uma alternativa saudável e que traga resultados duradouros. Outro engano para quem quer emagrecer, é achar que ficar sem comer um dia, no outro pode se esbaldar comendo, isso é ilusão. Uma coisa é o jejum intermitente bem aplicado, em que o indivíduo já tenha uma alimentação mais limpa de industrializados e assim, faça o organismo se adaptar a a utilizar a gordura estocada, como fonte de energia. Mas isso leva um certo tempo para conseguir.
Para emagrecer com saúde, é necessário "fechar o cantinho da boca" sim, mas o equilíbrio nutricional é muito importante.
Gosto muito dessa imagem, "O Prato Ideal".
Ela mostra claramente como deve ser a refeição, bem equilibrada em nutrientes, e que metade do prato deve ser repleto de verduras e legumes e a outra metade, com arroz (integral), feijão (ou outra leguminosa) e uma fonte de proteína animal ou vegetal. Só não segue quem não quer. Claro, tem que avaliar as quantidades para cada um, pois o que eu necessito, não quer dizer que seja o mesmo que o outro necessite. Mas pensando no "macro", sem entrar nos detalhes genéticos, é importante avaliar pelo menos, através dos exames, para ver como estão os níveis de colesterol, glicose, insulina, homocisteína...e uma série de exames que são fundamentais para avaliarmos e até mesmo compreendermos melhor as necessidades de cada pessoa. Entender porque ela pode ter tanta vontade de açúcar, por exemplo.
Substituições Inteligentes: são aquelas famosas - troque isto, por aquilo. Bora lá?
Troque: biscoito recheado, por bolachinha integral ou sem glúten, mas que seja rica em fibras, em oleaginosas;
Se voce ainda consome pão branco, substitua pelo integral, já é um começo!
Troque o doce rico em gordura e açúcar refinado, pelos doces mais saudáveis como uma fruta em calda (escorra a calda e descarte), ou algumas das várias que compõem meu e-book, Estratégias para se Livrar do Vício dos Doces, trocando esses maléficos, pelos mais saudáveis;
Troque o refrigerante pelo suco de maracujá ou de limão, sem açúcar. Se realmente, no primeiro momento precisar ser dadoçado, prefira stévia ou açúcar de coco. Sempre pense em reduzir a quantidade do sabor doce, para manter sob controle o índice glicêmico;
Troque a Pizza Calabresa, por uma com rúcula e tomates secos, ou de legumes, ou ainda Margherita e, prefira a massa integral ou outras sem glúten;
Substitua a massa refinada com molho branco, pela massa integral ou sem glúten, ou ainda a massa proteica, ou de grão de bico, que são ótimas! A Mosmann Alimentos tem várias opções.
Melhore a maneira de preparar os empanados, substituindo a farinha de rosca e a fritura, pela farinha de amêndoas e o forno. Eu adoro e fica com um gostinho muito bom, e acrescente um pouco de Nutryeast uma levedura nutricional rica em complexo B e que confere um gostinho parecido com o queijo parmesão, uhmmm eu adoro!
Permita-se começar essa mudança hoje! Vamos juntas?