Me criei vendo minha mãe preparar o legítimo Putchero. Era tipo um sopão incrementado com muitos legumes, carnes, carne defumada(charque), linguiça calabresa, pimenta, era algo que realmente aquecia o corpo e a alma, nesses dias frios. O puchero tem origem castelhana e é servido como prato único. Tornou-se um dos pratos mais tradicionais da culinária gaúcha, e também é conhecido como cozido ou fervido.
Passada algumas décadas, hoje não consumo mais tantos defumados, eles viciam o paladar, é uma delícia, mas além disso, aumentarem o risco de câncer, afinal, as toxinas da brasa estão ali presentes, seja em forma natural ou fumaça líquida. E a perda prematura de meus pais para cardiopatia e câncer, somado à minha profissão, fizeram mudar muito minhas escolhas. A consciência bate forte.
Ontem postei nos stories do instagram a minha sopa bem colorida e várias pessoas pediram a receita, então com carinho, aqui vai. Anote aí porque eu já faço quantidade suficiente para 2 pessoas comerem bem, ainda sobra para mais 2 pessoas e ainda congelo para mais 2 refeições. Então o rendimento total: serve de 4 a 6 pessoas, vai depender do tamanho da fome.
Utilize, de preferência, ingredientes orgânicos. A variedade de vitaminas que estão presentes no caldo é grande, é rica em fibras, portanto muito saudável. É uma refeição completa!
INGREDIENTES:
1kg de carne de sua preferência. Ossobuco e músculo, são tipos de carne mais em conta e muito saborosas. Para o veganos, substitua a carne por tofu em cubinhos.
300g de batata doce
1 molho de couve manteiga orgânica
1 cebola grande
3 dentes de alho esmagados conforme já ensinei (deve sem picado ou esmagado e esperar 10 minutos para reagir), isso o torna mais antioxidante.
½ abóbora com casca, em torno de 500g
4 cenouras
300g de brócolis
300g de couve-flor
400g de repolho roxo
Tempere a seu gosto, mas eu utilizei adobo e sal de aipo.
Salsinha e cebolinha a gosto.
PREPARO:
Corte a carne em cubos, com uns 3 dedinhos de água, um pouco de sal, 2 folhas de louro e metade do alho e da cebola, e leve à panela de pressão. Após começar a ferver, conte 20 minutos. É tempo suficiente para amaciar a carne, abrindo as fibras.
Passado este tempo, em outra panela de aço, transfira a carne e o caldo todo com o restante dos ingredientes, deixando os folhosos por último. Cozinhe até a abóbora começar levemente, a desmanchar, deixando o caldo mais grosso. Acrescente os folhosos e estará pronta em seguidinha.
Experimente, ajuste os temperos e pronto!
Difícil, né? Aquela minha velha receita de nutri preguiçosa. Adoro praticidade!!
Espero que gostem. Beijo da Nutri.